Não é novidade que a prática de esportes traz inúmeros benefícios à saúde. É consenso entre especialistas da área que cada pessoa deve encontrar a modalidade que lhe dê prazer a fim de tornar a rotina mais fácil. Em meio a tantas opções, o Beach Tennis tem se destacado.
O número de adeptos a esta prática esportiva tem crescido, pois é um esporte relativamente fácil de ser aprendido e atualmente há várias quadras disponíveis na cidade.
Apesar de ser um esporte relativamente jovem no país, ele vem crescendo dia a dia, estima-se que a modalidade já tenha atraído mais de 500 mil praticantes desde que chegou ao Brasil.
Além disso, é um esporte de alto gasto calórico, o que pode ajudar na perda dos quilos extras ou manutenção do peso atual.
No entanto, demanda muito das estruturas do corpo, estando os praticantes expostos a possíveis lesões. A mais comum chama-se epicondilite lateral, também conhecida como tendinopatia do cotovelo ou cotovelo do tenista.
O que é o chamado cotovelo do tenista ?
O uso excessivo dos músculos, tendões e ligamentos causada por movimentos repetitivos e forçados do punho durante flexão ou extensão excessiva ao praticar o esporte podem causar tendinites e Epicondilites do cotovelo.
A diferença básica entre a Tendinite e a Epicondilite, é a anatomia do acometimento, ou seja, a Tendinite é uma inflamação do tendão, Epicondilite é a inflamação do tendão junto ao osso, mas ambas podem evoluir para micro rupturas ou até comprometimento maior do tendão lesionado.
Sintomas da Tendinite do Cotovelo:
São sintomas de tendinite no cotovelo:
• Dor na região do cotovelo;
• Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado;
• Hipersensibilidade ao toque;
• Pode haver sensação de formigamento e queimação.
DICAS PARA PROTEGER SEU PUNHO NO TENIS E BEACH TENNIS
• Foque no aquecimento: Ele reduz o estresse nas articulações, prepara a musculatura para o esforço físico e melhora a amplitude dos movimentos.
• Fortaleça os punhos: aperte bolinhas de tensão, esse exercício mantém a tonicidade dos músculos e tendões.
• Conheça e domine os movimentos do esporte: Certifique-se de que está executando os golpes de maneira correta para evitar possíveis lesões. Conte sempre com a orientação de um instrutor.
• Conheça os seus limites: não extrapole o limite do seu corpo, siga seu ritmo natural e aumente gradativamente o nível de esforço e o tempo de jogo.
• Utilize apoios para o punho durante a prática esportiva: munhequeiras auxiliam a estabilização dos movimentos e proporcionam firmeza durante o exercício, pois aliviam a sobrecarga nos punhos, além de tensores de tenista, que são órteses de velcro colocadas cerca de 5 a 7 cm do local da dor visando diminuir o esforço do tendão junto ao osso durante a prática do esporte.
Tratamento para Tendinite no Cotovelo
Se apesar de todas as orientações, você acabou evoluindo para dor na região do cotovelo, a primeira orientação é não force, faça uma pausa no esforço e em caso de persistência procure um médico especialista na área, evite a auto medicação e busque orientação com seu instrutor para avaliar se o movimento efetuado está realmente correto.
O médico ortopedista especialista na área, inicialmente ira avaliar o quadro, a gravidade, fornecerá orientações e indicará fisioterapia, acupuntura ou até mesmo terapia por ondas de choque, dependendo do quadro.
O tratamento medicamentoso seja com analgésicos ou com anti-inflamatórios deverá ser individualizado e indicado apenas após avaliação médica, pois ao mascararmos o problema com medicações, podemos provocar agravamento do quadro ou até mesmo a cronificação.