Entenda o que é Distensão Muscular e aprenda a diferenciar aquela dor pós-treino

Ao começar uma nova modalidade esportiva, mudar as séries do treino, aumentar a carga nos exercícios ou fazer uma atividade que exija grande esforço (uma prova de corrida, por exemplo), é comum nos dias seguintes apresentar além do cansaço, um desconforto muscular que pode evoluir para dor. A dor apos esforço muscular é um sinal de alerta, indicando que a musculatura está passando por um processo inflamatório local e sempre deve ser observado a sua evolução.

Caso o desconforto muscular não diminua em três a cinco dias após o treino ou for uma dor aguda e latejante, pode ser sinal de uma distensão. A presença de hematoma, vermelhidão ou inchaço local também são indícios de que você sofreu uma lesão.

A distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demais, o que acaba gerando a ruptura de fibras musculares, de forma parcial (mais comum) ou total (menos comum). Através dessa lesão, além do quadro doloroso intenso, podem surgir  hematomas após alguns dias, sendo que por ação da gravidade, o hematoma poderá aparecer em local abaixo do quadro doloroso.

Existem dois tipos de distensão:

·        Distensão aguda que ocorre quando o músculo faz uma contração repentina, de forte intensidade;

·        Distensão crônica que resulta do uso prolongado e repetitivo de um músculo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns de uma distensão incluem dor muscular, espasmos, hematomas, fraqueza muscular e inchaço no músculo que foi afetado. As lesões podem ser classificadas como  grau 1, 2 ou 3, sendo que  os sintomas vão variar de acordo com a gravidade da situação.

Como é feito o Tratamento?

Após sofrer uma distensão muscular, é necessário procurar o auxílio de um ortopedista. No diagnóstico, o profissional irá avaliar as queixas do paciente, identificando o problema e a sua intensidade por meio de consulta clinica e exames de ultrassonografia, radiografia ou ressonância magnética dependendo do quadro apresentado.

Conhecer e tratar o quadro de distensão muscular  precocemente é muito importante para curar o músculo e recuperar a sua função por completo.

Prevenção da Lesão Muscular

A prevenção da lesão muscular envolve, principalmente o aquecimento muscular, muitas vezes negligenciado na prática de exercícios físicos, mas é fundamental pois:

  • ·        Melhora a velocidade e força de contração muscular;
  • ·        Aumenta a temperatura no músculo;
  • ·        Aumenta a velocidade de transmissão nervosa.

Agora que você já sabe o que é distensão muscular, suas causas, sintomas e como evitá-la, poderá manter a sua qualidade de vida. E, caso se machuque, não desanime! Procure um médico ortopedista para se recuperar e volte a praticar exercícios físicos.