DOR NO OMBRO
O ombro é a articulação com maior amplitude de movimentação do corpo humano, apresentando características próprias o que a torna mais susceptível a inúmeras patologias. Diferente das outras articulações, em que a estabilidade principal da articulação é realizada pelo encaixe ósseo como cotovelo e quadril, a articulação do ombro depende principalmente dos ligamentos, tendões e músculos para sua estabilização. Um grupo especial de quatro tendões são responsáveis por esta ampla gama de movimentos do ombro acima de 70º, o chamado Manguito Rotador.
A movimentação em excesso, principalmente a elevação do ombro acima de 70º, acabam por forçar os ligamentos e tendões e exatamente por isso podem sofrer lesões como inflamações, tendinites e até ruptura destes tendões, ou seja, estabelecendo uma lesão anatômica dessa estrutura.
As patologias dolorosas do ombro levam a limitação dos movimentos de erguer e abaixar os braços ou levá-los para as costas. A dor costuma piorar à noite, após deitar-se.
Existem várias causas de dores nos ombros, sendo as mais comuns a Bursite, Tendinite Calcária, Lesão do Manguito Rotador, Capsulite Adesiva, Artrite, Luxação e Trauma.